Andropausa e Reposição Hormonal

andrologia

Andropausa

Os hormônios masculinos são produzidos pelos testículos que começam a envelhecer apos os 30 anos, é a Andropausa, conhecida popularmente como a menopausa dos homens.

Mais de 50% dos homens com mais de 40 anos de idade sofrem com a diminuição da libido (vontade de manter a relação), chegando a 75% aos 70 anos de idade.

Os homens começam a apresentar sintomas da andropausa parecidos com a da mulher na menopausa, como variações do humor, depressão, irritabilidade, alterações no sono, dores ósseas e musculares indisposição e até mesmo a impotência sexual. Para o tratamento da andropausa deve-se saber a causa da diminuição do hormônio, que pode ter origem cerebral ou ate mesmo ocasionado por algum efeito colateral de algum medicamento ou mesmo a idade.

Causa mais frequente que afetam os testículos é a varicocele, que pode alterar a qualidade do sangue na região testicular levando à infertilidade ou esterilidade bem como deficiências na produção da testosterona. Quando não há possibilidade de corrigir através de algum tratamento, pode ser realizado a reposição hormonal, que deve ser por um medico devido a possíveis efeitos colaterais com contraindicações em muitos casos, principalmente em homens com idade acima de 40, devido aos cuidados com a próstata.

Temos trabalhos científicos sobre atuação da varicocele na infertilidade publicado em 1980, e iniciado estudos com a Termografia escrotal com Dr. Frank Comhaire(Belga) em 1982, um dos exames para o diagnóstico da Varicocele.

Reposição Hormonal

Doenças do próprio envelhecimento mimetizam os sinais da andropausa, com deficiência de testosterona (hormônio masculino) apresentando diferentes sintomas, desde os sexuais ate queda do desempenho físico e mental ( depressão, ansiedade, dificuldade de concentração e memória ).
A deficiência Androgênica traz uma redução da libido ou desejo sexual e ereção prejudicando a vida sexual. Entre os sintomas e a ausência de ereções espontâneas pela manha.

A reposição hormonal e indicada em casos de deficiência, observando as contraindicações os resultados são totalmente satisfatórios, como:

• melhora no desempenho físico e mental, com melhora na massa muscular e distribuição da gordura.
  • osteoporose (diminuição da densidade mineral óssea), prevenindo a osteopenia, evitando fraturas espontânea.
  • anemia e um dos sintomas da deficiência de testosterona.

Procure orientação médica, faça um checkup periodicamente.

Entre em contato com o Dr. Syuichi Fujisaki e agende uma consulta para um checkup geral e tenha orientações e reposições hormonais e dieta caso sejam necessários.

Tema: Disfunção Erétil e Reposição Hormonal

Praça Oswaldo Cruz, 124 - cj 106, Cep: 04004-070 - São Paulo - SP | Fone: (11) 3285-4422 | Whatsapp: (11) 93003-7681