Câncer ou tumor da Próstata

A próstata é uma glândula do Sistema Reprodutor masculino que produz o líquido da ejaculação que leva os espermatozoides,
Localiza-se logo abaixo da bexiga, envolvendo o canal da uretra masculina.

Incidência do Câncer da Próstata: É a segunda causa de morte, sendo a primeira o câncer de pele. 1/36 ou 1 a cada 36 homens morrem de câncer de próstata.

CAUSA: Não é conhecida.
Fatores Predisponentes: homens acima de 50 anos, álcool, fumo(aumenta em 60%) e obesidade são fatores de risco.
Dieta rica em gorduras animais e pobre em verduras e legumes.

SINAIS DE SINTOMAS: Podem ser silenciosos.
Alterações urinárias como aumento da freqüência, nictúria (levantar várias vezes a noite), estrangúria ou esforço para iniciar a micção, jato fino, presença de sangue.
Dores na região da bacia e região.
Em estágios avançados: perda de peso, febre, entre outros sintomas.

DIAGNÓSTICO:
Basicamente é o exame clínico (toque retal) + dosagem de PSA.
PSA normal >> 20% dos tumores sintomáticos não tem alterações do PSA.
PSA alterados em 70% não tem tumores.
Biopsia da próstata > indicada quando há alterações nos exames, normalmente sob anestesia são retiradas várias amostras, que dependendo das alterações das células há um índice, como o de Gleason, que indica o grau ou extensão do tumor.
Linfografia e outros exames de imagens ósseas podem ser indicadas nos casos de suspeita de metástases ou tumores que avançaram para fora da próstata.

cancer

TRATAMENTO:
Variam dependendo do tipo do tumor, extensão e metástases.
Radioterapias para tumores localizados.
Prostatectomia radical.
Hormonioterapia para tumores metastatico, geralmente nos ossos, pulmão e fígado.

EFEITOS COLATERAIS
Incontinência urinária e disfunção erétil são os mais comuns.
Há tratamentos que visam compressão da uretra com esfíncter e preenchimento, trazendo o controle da micção.
Disfunção erétil, devido as lesões nos tecidos pós prostatectomia radical, sendo indicada o implante de prótese peniana com a recuperação da rigidez peniana.

PREVENÇÃO
Alimentação balanceada e fazer exercícios regularmente.
Fazer exames médicos a partir de 40 anos com Urologista.

Os pacientes quando têm exames alterados, como o PSA elevado, geram uma angústia e preocupação muito grande, que em muitas vezes não têm uma doença grave, como um processo inflamatório pode elevar o PSA, nestes casos deve procurar uma avaliação especializada.

Lembrando que os resultados são sempre melhores no início da doença , com índices maiores de cura, sobrevida e sem dúvida, a qualidade de vida.

ICA Instituto Nacional do Cancer
SBU Sociedade Brasileira de Urologia

Praça Oswaldo Cruz, 124 - cj 106, Cep: 04004-070 - São Paulo - SP | Fone: (11) 3285-4422 | Whatsapp: (11) 93003-7681