DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis

DSTs

DST – Doenças Sexualmente Transmitidas as mais comuns são: Neisseria gonorrhoea, linfogranuloma venéreo, sífilis(lues), aids, HPV, herpes entre, hepatites entre outras.

Infecções do trato urinário são a segunda em frequência, perdendo para as infecções do trato respiratório. Nem todas as infecções são venéreas.

Algumas são discutidas como aos condilomas (crista de galo) que podem ser contraídas pelo contato sexual ou transmitidas através do sangue (transfusão ou agulhas contaminadas) e da mãe para o filho durante a gravidez e parto.

Os sintomas são variados, uma secreção uretral intensa (gonorreias), ferida ulcerada na glande ou corpo peniano na primeira semana pós-contato (sífilis) e até ausência de sintoma inicial como no caso da aids.

Com exceção da AIDS o tratamento é realizado com antibióticos e, é muito importante a cura completa com exames laboratoriais acompanhando o tratamento porque podem trazer consequências futuras como esterilidade, comprometimento de qualquer órgão (cerebral, olhos-cegueira) no caso da sífilis e imunossupressão com infecção generalizada no caso da aids.

A ausência de sintomas não implica normalidade e as infecções não são transmitidas somente pelo ato sexual. Dependendo do caso, a companheira sexual deve ser avaliada.

Use sempre a camisinha, e a recomendação das Campanhas de prevenção do Ministério e Secretaria da Saúde.

Tema: Preservativo e Doença Sexualmente Transmissível

Praça Oswaldo Cruz, 124 - cj 106, Cep: 04004-070 - São Paulo - SP | Fone: (11) 3285-4422 | Whatsapp: (11) 93003-7681