Selo 30 anos
Fone: (11) 3285-4422

Pergunte para o Dr

Receba resposta de suas dúvidas. Se preferir, deixe na mensagem seu telefone para um contato mais rápido.


Infertilidade Masculina

Infertilidade Masculina

20% dos casais tem Infertilidade.

sendo a responsabilidade dividida entre o homem e a mulher, sendo os resultados de gravidez a somatória das possibilidades das condicoes orgânicas do casal para se conseguir fertilização.

A especialidade que trata a fertilidade do homem, e a Andrologia, sendo desenvolvida no Brasil desde 1970 com Professor Dr Milton Nakamura, pioneiro tratamento de Fetilidade desde as Inseminacoes artificiais a Fertilizacao assistida.
A SBA (Sociedade Brasileira de Andrologia) foi fundada em 1977, tendo o primeiro presidente o professor Dr Elsimar Coutinho, Dr Syuichi Fujisaki foi fundador da sociedade como secretario geral.

As causas podem ser congênitas ou adquiridas, comprometendo a produção e a qualidade dos espermatozóides.
Entre as causas mais comuns, reversíveis estão a Varicocele, processos inflamatórios e hormonais.

A fertilização ocorre com o encontro do ovulo com o espermatozóide, sendo necessário uma concentração mínima e qualidade dos espermatozoides.

Os espermatozoides são produzidos nos testículos, dois orgãos localizados na bolsa escrotal e, são armazenados na vesícula seminal, uma glândula que se localiza ao lado da próstata, que no momento da ejaculacão soma-se ao liquido prostatico, ganhando a motilidade necessária para a migração no sistema reprodutor da mulher em direção ao ovulo.
O trajeto e via vaginal, útero e trompas uterinas onde normalmente ocorre o encontro e a fertilização com a formação do ovo, que se fixa no endometrio ou mucosa uterina e desenvolve a gestação.

A causa mais frequente e a Varicocele, que são varizes da regiao dos cordões espermaticos, e congênito, e tratada tem resultados de recuperação em 60 a 70% na qualidade espermatica.

A varicocele desenvolve após a puberdade, as varizes sao dilatações das veias que, alteram a qualidade do sangue na regiao testicular, trazendo as toxinas pela incompetência valvular, normalmente 90% dos casos do lado esquerdo.
O tratamento da Varicocele e cirúrgico, normalmente através de uma incisão inguinal, ou pela Video cirurgia ou cirurgia robótica, os resultados chegam a 60-70% de melhora.

Os processos inflamatórios, testiculares (orquites), e epididimos (estrutura anexa ao testículo onde amadurecem os espermatozóides) são muito comuns, bem como da próstata (prostatites) e das glândulas seminais.
As causa são diversas, desde bacterianas, fungos e viroticas, como as candidiase, tricomoniase, e outras que podem ser transmitidas sexualmente.

A orquite pós caxumba, deve ser tratada adequadamente, e muito comum, ocorrer uma atrofia ou diminuição do tamanho testicular após, com lesões irreversíveis sem possibilidade de melhora posterior.
Outra causa comum e a Criptorquidia, 1-2 % dos casos, onde os testículos que não desceram a região escrotal, atrofiam, devendo ser tratados logo na infância ate os 2 anos de idade.

As prostatites, também muito frequente, alteram a qualidade da secreção ou liquido seminal,que e importante para a manutenção da vitalidade e motilidade dos espermatozóides, importante para a migração após a ejaculação.

A produção e a qualidade espermatica são controladas pelos diferentes hormônios, que sao produzidos pela hipófise, um orgao localizado atrás do seio nasal, na região cerebral, esta e controlada pelo hipotalamo.

Uso de Anabolizantes, afetam a hipófise, e em 20% dos casos sao irreversíveis, muitos pacientes referem ter usado no passado, mas os danos ficam presentes.

A Fertilidade masculina, e avaliada pelo exame laboratorial de Espermograma, onde se avalia a quantidade e a qualidade, sendo considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) pelo menos 20 milhões de sptz/ml e motilidade de 60% .

Para o tratamento e muito importante uma boa investigação para o conhecimento da causa, quando não ha condições de tratamento, recorre-se a Fertilizacao Assitida, que tem aumentado os índices de resultados com a melhora das técnicas.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

1. Quando o casal deve procurar o medico para avaliação da fertilidade ?
- Apos um ano sem métodos anticoncepcionais.

2. Espermograma, que tipo de informações ela da ?
- Importante que seja realizada sob abstinência mínima de 2 a 3 dias, as informacoes básicas sao a concentração, motilidade e morfologia.
Segundo a OMS, acima de 20 milhões de sptz/ml e motilidade acima de 60%.

3. Na andropausa, ocorre no homem a perda da fertilidade como na mulher?
- Nao, na mulher a parada e total com a eliminação do ultimo ovulo na menopausa, no homem o declínio e progressivo com a idade, podendo ser fértil ate o final da vida.

4. Qual a influencia dos hormônios ?
- a producao espermatica tem estimulo e controles dos hormonios da hipófise, uma glandula cerebral, o FSH e LH principalmente, o FSH diretamente na espermatogenese e o LH atua nas células responsáveis da producao da testosterona nos testículos, que atua tambem na espermatogenese.

5. Influencia de medicamentos ? Anabolizantes ?
- Medicamentos que possam afetar os hormonios sexuais, como reposicao em doses inadequadas e o uso com finalidades estéticas como os anabolizantes, que em 20% dos casos podem trazer lesoes definitivas.

6- Influencia do fumo na infertilidade ?
- afeta a Ereção mas não ha comprovação quanto aos espermatozóides.

7. Influencia do álcool na infertilidade ?
- O álcool em doses elevadas podem levar a hepatites, alterando o equilibrio hormonal testosterona/estrogenios e, lesam os terminais nervosos, afetando a Ejaculação.

8. Existe freqüência ideal para a fertilidade ?
- sim, no período ovulatório da mulher com freqüência em dias alternados ou 3 vezes por semana.

9. Qual critério para indicar a Inseminação ou Fertilização artificial ?
- A Inseminação artificial e indicada normalmente para níveis espermaticos abaixo de 10 milhões/ml e causas de barreira como imunológicas entre outras
- A Fertilização a principio nos casos abaixo de 5 milhões/sptz/ml., ha indicações de causa feminina, como obstruções tubareas.

10. O tempo pós vasectomia, afeta os resultados ?
- a principio nao, mesmo as reanastomoses ou recanalizacao apos 30 anos ha presenca dos espermatozoides no ejaculado.

A infertilidade masculina era desconhecida pela população ha 30 anos, sendo omitida pelos homens com receio de ter relação com a virilidade, atualmente, com os exames comprovatorios, o homem assume a responsabilidade e atua ativamente na busca da fertilidade juntamente com a companheira, trazendo melhora na autoestima.

Dr Syuichi Fujisaki, foi um dos pioneiros na avaliação com exames (termografia escrotal, venografia espermatica) e técnicas microcirurgicas de correção da Varicocele em 1980.
tecnicas cirurgicas em vasectomia apresentadas na ALIRH (Associacao Latinoamericada em Reprodução Humana), participando em reuniões cientificas com Prof.Dr Anibal Acosta (2o bebe nascido com técnicas artificiais, Norfolk/USA) entre 1993 a 1995.

Dr. Syuichi Fujisaki fala sobre a Infertilidade nos Homens

Tema: Infertilidade, Varicocele e Criptorquidia

Tema: Infertilidade Masculina