Médico responsável – Dr. Syuichi Fujisaki, CREMESP 28.806© 2018
Em torno de 15% da população tem ou terá cálculos urinários, sendo a incidência maior nos homens, muito provavelmente devido aos hábitos alimentares e atividades. No verão as incidências de cálculos renais aumentam em torno de 30%, devido a perda de água principalmente pela transpiração, a urina fica mais concentrada aumentando o risco de formação dos cálculos renais. Os cuidados preventivos incluem a maior ingestão de água (pelo menos 2 litros de água ao dia), frutas cítricas e verduras.
Com a desidratação, a urina fica mais concentrada e os cristais podem formar o cálculo, que com o tempo vai aumentando de tamanho. Deve-se diminuir a ingestão de sal, carnes vermelhas, frutos do mar, amendoim, castanha e frituras.
Composição: 90 % são de oxalato de cálcio, 10% do ácido úrico, sendo comum as infecções bacterianas 80 a 90% dos cálculos são eliminados espontaneamente, podendo levar semanas a meses.
Conseguimos obter um pré-diagnóstico através de um dos sintomas mais comuns como: cólicas na região lombar, que podem ser continuas ou periódicas, ocorre quando os cálculos obstruem a passagem da urina, e os rins contraem, causando as cólicas, náuseas e vômitos, sangue na urina.
Exames de Ultrassom localizam o cálculo, e as análises de sangue e urina podem diagnosticar a origem, podendo assim iniciar um tratamento adequado. Cálculos com tamanho até 0,5 cm normalmente são eliminados espontaneamente.
Os cálculos maiores de 1,5 cm podem não ser eliminados. Os tratamentos visam a retirada do cálculo, que podem ser cirúrgicos, litotripsia e através de cateteres ou cirurgias percutâneas, com laser. A Litotripsia, são ondas de choque, que quebram o cálculo que podem ser eliminados pela urina.
Nossos Tratamentos
Tire suas dúvidas com o Dr. Syuichi Fujisaki
Receba resposta de suas dúvidas. Se preferir, deixe na mensagem seu telefone para um contato mais rápido
Médico responsável – Dr. Syuichi Fujisaki, CREMESP 28.806© 2018