Utilizados equipamentos cirúrgicos com controles podendo ter uma complementação de programas pré estabelecidos como identificação de estruturas teciduais, vasculares, nervos, e órgãos da região.
Basicamente são introduzidos braços mecânicos, naturalmente com pequena dimensão, o suficiente para poder introduzir todos os instrumentos necessários, como pinças, bisturi, aspirador.. naturalmente uma ótica para transmitir as imagens em 3D de alta definição, podendo ser ampliada para melhor visualização, principalmente em técnicas microcirurgicas, onde os movimentos extremamente delicados podem ser obtidos.
Sao cirurgias menos traumáticas, com menor sangramento e recuperação pos operatória.
Com o tempo, podemos dizer que a manipulação destes equipamentos serão como o ato de se tomar um “café”, naturalmente para os cirurgiões habilitados.
Muito importante e que os custos serão cada vez mais acessíveis e teremos plataformas em que praticamente os “computadores” poderão realizar uma cirurgia (provavelmente supervisionado por um medico).
Dr Syuichi Fujisaki, foi um dos pioneiros, desde cirurgias laparoscópicas que precederam as video-cirurgias e finalmente com as robóticas.
WhatsApp chat