Osteoporose é uma alteração que diminui a massa óssea, aumenta com a idade é mais comum em mulheres devido à queda do hormônio estrogênico pós a menopausa.

Com o aumento da expectativa de vida, aumenta os casos de Osteoporose, sendo uma doença comum em geriatria, podemos dizer que é uma doença relacionada à longevidade.

Muitos homens sofrem fraturas que poderiam ser evitadas se tivessem exames e cuidados preventivos, na fase após a 3ª idade 1/3 das fraturas do colo do fêmur ocorrem em homens, levando a óbito em 30% dos casos.

Os ossos estão em constante renovação com perda e formação de novos tecidos, mas com a vinda da idade a formação é mais lenta, levando a Osteopenia (perda de 10-15%) e Osteoporose (perda de >25%).

A formação óssea completa 90% aos 20 anos de idade, chegando a completar aos 35 a 40 anos, após vai se perdendo levando a osteoporose.

A perda da massa óssea progride com a vinda da idade, com fraturas de colo do fêmur e da coluna vertebral (normalmente indolores, provocando curvaturas e diminuição da estatura com prejuízo a qualidade de vida).

CAUSAS

as principais causas são: fumo, álcool, queda dos níveis da testosterona (hipogonadismo) e uso de medicamentos prolongados como a cortisona. 15% são decorrentes a falta de exposição ao sol, com deficiência da vitamina D, baixa ingestão de cálcio, baixa de estrogênio (nas mulheres, mantém a massa óssea), no homem provem da testosterona.

Causas menos frequentes, é o índice da massa corpórea abaixo de 20(IMC=peso/altura x altura). Metades dos casos de osteoporose são desconhecidas.

– É silenciosa, as fraturas quando ocorrem a doença já esta avançada.

DIAGNOSTICO

Pela Densitometria Óssea, compara a concentração mineral óssea em pacientes da mesma faixa etária, recomenda-se realizar após 70 anos desde que não tenha indicação.

TRATAMENTO

– Medicamentos e evitar esforços maiores, com mudança nas atividades físicas, fazer exercícios adequados reduzem o risco de fraturas em idosos.

– Medicamentos que aumenta a massa óssea, há varias drogas bifosfonatos, de uso diário, semanal ou mensal.

– Reposição hormonal de testosterona, também são indicados, sempre com acompanhamento médico quanto as dosagens e contraindicações..

PREVENÇÃO:

– Deve ser desde a infância.

– Dieta rica em laticínios e derivados, e tomar sol. (necessidade de Cálcio. diário e de 1.000 mg/dia (crianças e adultos) , 1 copo de leite=250 mg, outros alimentos e derivados do leite completam, 1 fatia de queijo branco= 250mg), estudos mostraram que em São Paulo a ingestão é de 600 a 800 mg/dia, muito pouca, que ao longo dos anos agrava a osteoporose.

Para quem tem intolerância a lactose, pode-se substituir o leite com iogurtes e queijos ou leite em pó sem lactose. Leites de origem animal contém cálcio, já como da soja não.

– Medicamentos suplementares são indicados para compensar as deficiências com cálcio e vitamina D. carbonato e citrato de cálcio.

– Densitometria Óssea periodicamente.

– Atividades como exercício (além de estimular a osteogênese, dá equilíbrio muscular evitando quedas, exposição ao sol (ajuda a fixação da vit. D)

Idosos, tem como hábito evitar tomar sol, e preferem ficar em casa, usando roupas mais protegidas, determina a formação da vit D, necessária a absorção do cálcio, sendo necessário uma suplementação de cálcio + vit D.

A qualidade de vida pode ser afetada após uma fratura óssea.

Taco (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, da Unicamp), com dez alimentos ricos em cálcio: