Prostatite é a inflamação da glândula prostática e afeta em todas a idades.
Alguns dos sintomas são uma sensação de peso/dores na região perineal (entre o ânus e o púbis), alterações urinarias como dificuldade em iniciar a micção , frequência urinaria, diminuição da pressão do jato urinário e dores durante a micção e na ejaculação.
As prostatites podem levar a infertilidade devido as alterações do liquido seminal fazendo com que os espermatozoides tenham deficiências na vitalidade e motilidade.
Podem ser causadas por qualquer processo infeccioso por bactérias, vírus, clamydias, mycoplasma, tricomonas e quando não tratadas adequadamente levam a uma prostatite crônica em que o tratamento é mais longo acompanhadas pelo ultrassom.
O diagnóstico da prostatite é feito através do toque retal (próstata apresenta-se de consistência macia e aumentada de volume), o PSA pode estar elevado, podendo ser confundido com tumores da próstata, exames de urina e citologias da secreção prostática pós-toque confirmam o diagnóstico.
Tratamentos consistem na administração de antibióticos, anti-inflamatórios e se necessário, massagens prostáticas, acompanhados pelo ultrassom.
Nas prostatites crônicas podem ocorrer resistência aos medicamentos, devendo-se ter exames atualizados com culturas e antibiogramas recentes.
Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) é o aumento do próstata. O tratamento da HPB pode ser clínico ou cirúrgico. A seleção do tratamento é feita tendo em vista as condições clínicas do paciente, o tamanho da próstata, os danos causados ao aparelho urinário, a gravidade dos sintomas e a presença de complicações relacionadas à HPB.
Médico responsável – Dr. Syuichi Fujisaki, CREMESP 28.806© 2018
Praça Oswaldo Cruz, 124 - cj 106, Cep: 04004-070 - São Paulo - SP
Clínica de Andrologia e Planejamento Familiar Dr. Syuichi Fujisaki – Todos os direitos reservados