A Prótese de testículos é indicada esteticamente, não tendo nenhuma função fisiológica (produção hormonal e espermatozoides).
A ausência dos testículos pode ser causada por:
1 – Pacientes com ausência de testículo congênito ou que atrofiaram pela falta de descida (Criptorquidia que ocorre em 0,1% nos recém-nascidos) para o saco escrotal, traumas físicos e processos infecciosos (orquites, DST, caxumba).
2 – Pacientes com tratamento de câncer da próstata, quando indicado a retirada dos testículos, podem ser implantados no mesmo ato as próteses de testículos de silicone.
Os pacientes com ausência dos dois testículos, normalmente tem tratamento posterior com reposição hormonal para manutenção do quadro fisiológico geral e sexual.
A reposição hormonal é muito importante para a manutenção do equilíbrio do organismo, devendo ter indicação com critérios individuais dentro da necessidade observando as contraindicações.
Os resultados são estéticos, não deixando o aspecto vazio, o qual incomoda o paciente, trazendo uma melhor satisfação quanto à qualidade de vida.
Temos realizado implantes testiculares desde 1978, trocados somente nos casos de aumento do tamanho das próteses de testículos em pacientes que passaram da puberdade para a idade adulta.
Médico responsável – Dr. Syuichi Fujisaki, CREMESP 28.806© 2018
Praça Oswaldo Cruz, 124 - cj 106, Cep: 04004-070 - São Paulo - SP
Clínica de Andrologia e Planejamento Familiar Dr. Syuichi Fujisaki – Todos os direitos reservados