O que é a Vasectomia?

A vasectomia é uma cirurgia que se baseia no corte dos canais deferentes, que são ductos que levam os espermatozoides até a uretra. Feito esse corte, as extremidades são então bloqueadas e o espermatozoide não consegue se juntar ao restante do sêmen, que é eliminado sem o gameta masculino.
A cirurgia é feita utilizando-se anestesia local e os cortes realizados no escroto são bem pequenos. É importante que os homens saibam que em nenhum momento o procedimento é realizado na região do pênis, que não sofre nenhum corte. É recomendado que, após a cirurgia, o homem descanse por pelo menos dois dias e não mantenha relações sexuais nesse período.A cirurgia é feita utilizando-se anestesia local e os cortes realizados no escroto são bem pequenos. É importante que os homens saibam que em nenhum momento o procedimento é realizado na região do pênis, que não sofre nenhum corte. É recomendado que, após a cirurgia, o homem descanse por pelo menos dois dias e não mantenha relações sexuais nesse período.

Reversão de Vasectomia

É realizado com técnicas micro cirúrgicas em hospitais equipados com microscópio cirúrgico, os resultados podem ocorrer após três a seis meses após a cirurgia, com aumento progressivo dos
espermatozoides. Deve se fazer uma avaliação para saber das possibilidades do retorno da fertilidade como a produção que independe da vasectomia realizada.Entretanto, essa técnica é delicada e, quanto maior o tempo entre a vasectomia e a cirurgia de reversão, menores são os índices de sucesso. A reversão é comum, por exemplo, em homens que pretendem iniciar uma nova família a partir de um novo casamento ou então em razão do desejo da parceira de ter um novo filho. O arrependimento da cirurgia é maior em homens que realizaram o procedimento antes dos 30 anos de idade.A cirurgia é feita utilizando-se anestesia local e os cortes realizados no escroto são bem pequenos. É importante que os homens saibam que em nenhum momento o procedimento é realizado na região do pênis, que não sofre nenhum corte. É recomendado que, após a cirurgia, o homem descanse por pelo menos dois dias e não mantenha relações sexuais nesse período.

Dr. Syuichi tem estagio em microcirurgia no Instituto Puigver em Barcelona.

Perguntas Mais frequentes

A Vasectomia interfere na potencia sexual masculina?

– Não, ela impede a passagem dos espermatozoides, o líquido ejaculado continua o mesmo, os testículos não são afetados continuando a produção dos hormônios normalmente, de forma que não afeta a impotência sexual.

O procedimento é doloroso?

-É um procedimento sob anestesia local que poderá trazer um leve incômodo.

Vasectomia é reversível?

-Sim através de uma micro cirurgia.

Quais as complicações possíveis da cirurgia?

-Inchaço, hematomas, dores, infecções. Seguidas todas orientações médicas normalmente não ocorrem essas complicações.

A vasectomia é um método Seguro?

-Sim, é o único método contraceptivo definitivo para o homem.

Passo a passo da cirurgia de vasectomia

I. corte do canal;

II. cauterização dos dois cotos para causar a formação de um tecido cicatricial com a finalidade de obstruir ambas as extremidades dos cotos;

III. ligadura com fio inabsorvível, ou seja, “amarra-se” os cotos do vaso com um fio;

IV. sepultamento da extremidade (coto) do Vaso Deferente que vem do testículo. Este fica totalmente envolvido na membrana que o circunda , isolando-o dos tecidos vizinhos.

Vídeos Relacionados

Tire suas dúvidas com o Dr. Syuichi Fujisaki

Receba resposta de suas dúvidas. Se preferir, deixe na mensagem seu telefone para um contato mais rápido

logo-fujisak

Médico responsável – Dr. Syuichi Fujisaki, CREMESP 28.806© 2018

Praça Oswaldo Cruz, 124 - cj 106, Cep: 04004-070 - São Paulo - SP

Clínica de Andrologia e Planejamento Familiar Dr. Syuichi Fujisaki – Todos os direitos reservados
WhatsApp chat